sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Review - 2º Etapa - NEVA RING

A Stock Cup desembarcou na Rússia no ultimo dia 14 de Setembro para segunda etapa do campeonato que aconteceu em Neva Ring.Uma pista de rua com baixa velocidade e com poucos pontos de ultrapassagens.

Nos treinos livres Erick Franco colocou a Simplex na ponta liderando com o tempo de 1:10.413.Em segundo Jeff Foitte da Team CTR com o tempo de 1:10.554,apenas 0.131s de diferencia para Erick e em terceiro a grande revelação do campeonato até o momento,Fabio Marques com 1:10.986.


Na classificação Jeff Foitte surpreendeu e marcou a pole position.Uma volta voadora de 1:09.956,mais de meio segundo de diferença para Erick que colocou a Simplex na primeira fila em segundo com 1:10.662 e mais uma vez Fabio Marques surpreende marcando o terceiro tempo mais não conseguiu largar no meio do pelotão pois seu carro apresentou problemas e a direção de prova por motivos de segurança o fez largar dos Boxes,

Na largada Erick Franco ameaçou Jeff Foitte por dentro pela direita tendo a preferência da curva, mas acabou errando o ponto de frenagem passando direto na curva caindo pro pelotão de trás.
Com isso Laércio se viu na briga pela liderança da prova logo na largada. Laércio contornou a curva 1 pra direita e logo em seguida pôs de lado com Jeff Foitte pra tentar ultrapassá-lo por dentro na curva da esquerda mais não conseguiu evitar o toque,tirando Jeff da liderança da prova que rodou e caiu pro pelotão de trás.



Will Rodrigues, líder do campeonato e vencedor da primeira etapa da Stock Cup 2010.2,fez uma boa largada.Classificou em sexto e com os erros subiu pra 4º na prova ainda na primeira volta mais Ivan Gomes o tocou.Will capotou seu Astra,foi um motivo de preocupação por alguns segundos para os telespectadores da prova que viu Will dar uma manobra conhecida como "cavalo de pau" e voltar pra corrida em ultimo fazendo uma grande prova de recuperação.

Laércio Costa da Simplex liderou a corrida com grande vantagem para o segundo colocado que a cada instante iam mudando. Jonathan Harder chegou a colar no piloto da Simplex mais bateu na entrada da chicane,perdendo posição pra Fernando Willrich.

Enquanto isso um piloto vinha fazendo uma atuação nada fantástica. Junior Guidini que nem obteve tempo na classificação vinha cortando chicane para conseguir chegar nos primeiros colocados.
Chegou a andar em terceiro mais seu jogo sujo resultou em uma batida na proteção de pneus ao "voar" na chicane. Ele voltou pro pit e logo em seguida saiu mais uma vez cortando chicane.
Guidini da equipe VTM cortou caminho entre a 3º e 35º volta e após a corrida multaram e desclassificaram o piloto da etapa.



A 15 voltas pro final Laércio que ainda era líder, seguido por Jonathan Harder em segundo e Willrich em terceiro, fez sua parada estratégica.
O piloto entrou no pit antes de Harder e Willrich, assim ganharia as posições novamente quando os pilotos parassem mais tarde. A estratégia até deu certo porém a Simplex errou no trabalho de pit e não trocou os pneus esquerdos de Laércio que já estavam amarelos.

Erick Franco assumiu a segunda colocação em uma prova de recuperação. Laércio mantinha o ritmo de 1:13.1 e 1:12.5 a cada volta poupando os pneus,pois a diferença para Erick Franco era de 25.0.
Até daria pra completar a prova em primeiro, mas o piloto errou duas vezes, com isso a diferença para Erick já não era grande.

Foi o memento decisivo e talvez mais emocionante da prova. Na ultima volta e ultima curva com os erros de Laércio,Erick Franco pôs seu carro Nº #1 lado a lado com seu parceiro de equipe e seus pneus também não estavam muito bons.
Erick entrou deslizando na curva, tocou em Laércio que foi pra grama mais retornou bem e cruzou em segundo.



Com isso a Simplex conquista a primeira dobradinha na Virtual Speed Race e o grande Will Rodrigues que fez uma bela prova de recuperação após um acidente que poderia ter sido fatal cruza a linha em terceiro, mantendo a liderança do campeonato com 36 pontos, Laércio em segundo com 32 e Ivan Gomes em terceiro com 22 pontos.

Erick que não correu na primeira etapa marcou 20 pontos com a vitória assumindo a 4º colocação do campeonato e a Simplex lidera o mundial de equipes com 52 pontos, 12 amais que a WR Racing que ocupa a segunda colocação, equipe de Will Rodrigues e Sergio Luis.

A Stock cup desembarca em Barber, no Alabama no próximo dia 28 de Novembro.
A etapa promete ser muito competitiva já que os pilotos estão andando juntos nos ponteiros com os outros e é uma pista de alta com varias curvas fechadas e poucos pontos de ultrapassagens.


Um comentário: